top of page
  • Foto do escritorFTDC Portugal

Economia Circular



A FTDC participou no Seminário Internacional organizado pela Fidestra que decorreu até ao dia 13 de Maio de 2023. Com o título "Do linear ao circular: o papel das organizações de trabalhadores na economia circular", os trabalhadores democrata-cristãos portugueses participaram ativamente em vários painéis da conferência realizada em Tavira no Algarve.

Com a presença de organizações de mais de quinze países europeus, as temáticas versaram sobre a transição energética, o ambiente, a reciclagem, o reaproveitamento, a agricultura sustentável, o turismo equilibrado e o trabalho digno.

Várias foram as autoridades civis, religiosas, militares e académicas que deram o contributo e marcaram presença no decurso do debate. A sessão de abertura contou com as boas-vindas de Maria Reina, Presidente da Fidestra, Piergiorgio Sciacqua, Co-Presidente do EZA e da Presidente da Câmara Municipal de Tavira, Ana Paula Martins, onde marcaram presença os Comandantes Distritais da PSP e GNR, as Direções Regionais do Algarve dos Serviços de Informação, Turismo e ASAE.

Coube ao Presidente da FTDC, José Manuel Pessanha, a apresentação da mesa redonda sobre o papel das organizações sindicais na economia circular onde vários dirigentes sindicais europeus intervieram. Também Orlando Coutinho, membro da direção da EUCDW, apresentou o tema da transição energética. Outros dirigentes da FTDC, como Guilherme Teixeira, Manuel Pronto dos Santos e Fernando Moura e Silva participaram noutros painéis de igual relevo.

Destaque ainda para o Eurodeputado Dennis Radtke, Presidente da União Europeia dos Trabalhadores Democrata-Cristãos - que esta semana foi considerado, por uma entidade independente, o político europeu mais influente em políticas sociais - com uma mensagem vídeo de incentivo à promoção deste tipo de debates no seio das organizações laborais.

Luís Pedro Mota Soares, Ex-Ministro da Solidariedade, Adolfo Mesquita Nunes, Ex-Secretário de Estado do Turismo, Mota Borges, Diretor do Aeroporto de Faro, Carmen Carvalheira Vice-Presidente da Comissão de Coordenação Regional do Alentejo, Rafael Rodriguez Ponga, Reitor da Universidade Abat Oliva de Barcelona, Augusto Vieira Peixe, Pró-Reitor da Universidade de Évora, foram alguns dos palestrantes que se debruçaram sobre os temas em redor da economia circular.

O Centro Europeu de Trabalhadores - EZA - que contribuiu decisivamente para a realização do evento, esteve também representado ao mais alto nível com a presença do Presidente Luc Van den Brande, o Co-Presidente Piergiorgio Sciacqua, e a Secretária-Geral Sigrid Schraml.

Nuno Melo, Presidente do CDS-PP e Eurodeputado do PPE coroou o programa, com uma intervenção muito apreciada pelos presentes, na sessão de encerramento dos trabalhos deste seminário internacional realizado em Portugal.


11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page