top of page
  • Foto do escritorFTDC Portugal

FTDC na Áustria a debater assuntos laborais


A FTDC esteve presente na “34th on Trade Union Cooperation in Europe” que decorreu em Viena a 22 de abril de 2023.

Organizado pelo OZA (Centro Austríaco para a Formação dos Trabalhadores) a FTDC fez-se representar pelo seu Presidente, José Manuel Pessanha e pelo Diretor para os Assuntos Internacionais Orlando Coutinho.

Na oportunidade, a Delegação Portuguesa Democrata-Cristã teve ocasião de demonstrar a sua preocupação com a integração dos mais jovens no mercado de trabalho. Na sua intervenção, Orlando Coutinho, referiu que «Portugal tem a geração jovem mais qualificada de sempre, contudo não temos muito mais a oferecer do que salários baixos, empregos instáveis, numa “uberização” da economia que não consagra o contrato social que vigorou durante décadas»

Presentes estiveram mais de 16 países que demonstraram, igualmente, as suas preocupações no mercado laboral num cenário pós-covid, com a guerra e as consequentes crises energéticas e inflacionistas que depauperam os salários dos trabalhadores.

A importância das organizações de trabalhadores foi destacada para colocar na ordem do dia os desafios relativos ao Estado Social, ao poder de compra dos trabalhadores e às mudanças no mercado de trabalho trazidas pela permanente evolução tecnológica.

A comitiva portuguesa que se deslocou à Áustria fez questão de destacar a importância dos valores democrata-cristãos para o reforço do diálogo e concertação social por forma a criar um clima de confiança e estabilidade capaz de gerar uma economia crescente e mais justa.

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page