top of page
  • Foto do escritorFTDC Portugal

1º de Maio de 2023


Festeja-se hoje o 1º de Maio – dia do trabalhador e de São José Operário

Para os Democrata-Cristãos o 1º de Maio – dia do trabalhador e de São José Operário - tem um significado especial.

O trabalho, na Doutrina Social da Igreja, tem valor próprio e terá sido fundacional deste modo de ver a sociedade sendo, a encíclica de S.S. Leão XIII Rerum Novarum, onde se pede um justo olhar para os trabalhadores e suas famílias.

Em 2023, em Portugal, continuamos a ter jovens qualificados votados à emigração; salários baixos; discrepâncias salariais entre homens e mulheres a exercer as mesmas funções e um fosso enorme entre salários de administração para os restantes trabalhadores.

O Governo socialista decidiu, com atraso, atualizar os pensionistas, mas esqueceu-se de quem trabalha: onde é patrão, no Estado e na criação de incentivos fiscais às empresas para as motivar ao crescimento dos salários médios.

A política de empobrecimento dos trabalhadores, tem reflexo na educação - com professores e auxiliares desmotivados, na saúde - com médicos, enfermeiros e assistentes cansados, na segurança - com polícias e guardas sem meios e mal pagos, na justiça, com pouco funcionários e mal remunerados entupindo tribunais e um sem fim de outras áreas que revelam que a economia cresce lentamente e sem a correspondente distribuição. No setor privado a Banca despediu aos milhares, engrossando os seus lucros e, a tudo isto, o Governo nada diz.

A FTDC defende uma melhor atuação das entidades públicas e privadas para defesa de quem trabalha; para melhorar a motivação, a produtividade e consequentemente o crescimento da economia. A bem de todos!

Viva o 1º de Maio!


17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page